Penectomia e uretrostomia perineal felina
A urolitíase (cálculo urinário) acomete principalmente machos, devido as características da uretra em ser longa, delgada e com pontos de estrangulamento. No que refere-se aos felinos, a uretra peniana é a principal acometida, pois seu diâmetro é menor quando comparado as demais porções, ocorrendo obstrução do fluxo urinário.
A causa dessa obstrução deverá ser investigada. Porém, de qualquer forma, aqueles felinos com quadro recidivante (a partir da terceira recidiva a cirurgia já é indicada), que não respondam bem ao tratamento clínico ou que apresentam lesões irreversíveis na mucosa da uretra peniana podem ser submetidos a penectomia com uretrostomia pélvica. Mas lembre-se, o processo clínico de desobstrução uretral é sim uma emergência, enquanto a cirurgia (se paciente clinicamente conduzido de forma adequada ) não.
A cirurgia consiste em remover o pênis do paciente (e consequentemente a uretra peniana) confeccionando cirurgicamente uma nova abertura para o fluxo urinário utilizando a uretra pélvica (a qual dispõe de um diâmetro 3 a 4 vezes maior). Caso o animal ainda não seja castrado, é necessário realizar o procedimento de orquiectomia.
Abertura da uretra pélvica. |
Pós-operatório imediato. |
Acredita-se quem em torno de 6 meses após o procedimento o organismo do paciente já tenha desenvolvido inervação local, o que possibilita o controle da micção.
Antes de decidir pelo procedimento, vale listar aos proprietários as possíveis complicações e os cuidados pós-operatórios, como por exemplo,os riscos de estenose uretral, incontinência urinária e infecção do trato urinário.
9 meses após o procedimento cirúrgico. |
SOUZA, H.J.M. Coletâneas em Medicina e Cirurgia Felina
FOSSUM, T.W. Cirurgia de Pequenos Animais.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirolá Monique, agradecemos seu comentário.
ResponderExcluirInfelizmente a incontinência urinária é uma possível "sequela" do procedimento cirúrgico de penectomia com uretrostomia. Desconheço alguma manobra que comprovadamente retome a continência urinária. Acredita-se que grande parte dos animais conseguem readquiri-la, mas não há tempo determinado para isso. Outros, não conseguem. No entanto, lembre-se que esse procedimento cirúrgico foi corretivo, de uma patologia que se não recebesse intervenção, promoveria falecimento de seu animal. algumas vezes sugiro a tentativa do uso de fralda, alguns animais - principalmente gatos que são bem higiênicos, aceitam. Mas assim como em crianças, devem ser trocadas com frequência para não promover outros problemas, como lesões de pele e contaminação ascendente. Boa sorte!
meu animal passou pelo procedimento e queria saber como que e feito a higienização do local
ResponderExcluirOlá George, obrigada pelo contato! Sempre sugiro que os detalhes da conduta pós operatória sejam discutidos com o Médico Veterinário que realizou o procedimento, pois cada um costuma ter preferências específicas.No meu caso, solicito limpeza da região com aspersão de solução fisiológica estéril em abundância seguido do uso de gaze umidecida com o mesmo líquido, realizando movimentos muitos suaves e brandos. Traumatismos adicionais nessa área recém operada não são bem-vindos. Por isso higienize com delicadeza.
ExcluirBom dia! Meu cachorrro passou por este procedimento. Ele tem urinado normalmente, mas no final sai uns pingos de sangue, pois ainda não houve total cicatrização. Isso é normal? obrigada!
ResponderExcluirOlá Thais, agradecemos seu contato! Se a cirurgia é recente é esperado que sangre um pouco sim.
ExcluirMeu gato fez a penectomia e ficou com o colar por 15 dias. Até então estava normal...apos eliminar o uso do colar ontem ele não fez mais xixi.
ResponderExcluirO que será?
Olá Regiane, obrigada pelo contato! Infelizmente não há como eu sugerir algo sem prévio exame clínico do paciente. Podem ter milhares de causas, inclusive causas que não tenham relação com a cirurgia.
ResponderExcluirNao sei se é estresse ,mania ou a cirurgia está fechando. Pois teve que reabrir e ele ficar com a sonda de novo...
ResponderExcluirMas a sonda saiu em apenas 2 dias devido à força feita pra defecar.
Agora se passaram mais 10 dias e ele voltou a urinar pouco e com frequência.
Ja não sei o que fazer pois meu gato não pode ficar sofrendo assim e toda vez ter que reabrir local...
Bom dia Sra Regiane, obrigada pelo seu contato! Infelizmente a estenose pós uretorstomia é um risco cirúrgico conhecido. E a necessidade de re-intervir não é rara.
ExcluirMeu gato fez a penectomia a 02 anos e agora está com infecção urinára... isso é possível?
ResponderExcluirOlá, obrigada pelo contato! Com toda certeza é possível, primeiro porque o pênis é apenas parte do sistema urinário, que ainda é composto por bexiga, uretra, ureteres e rins. Ou seja, "trato urinário" engloba todas essas estruturas e não apenas pênis. Em segundo lugar,mas não menos importante, a remoção do pênis promoveu uma alteração anatômica no sistema. É como se uma parte da proteção física tivesse sido removida. Para facilitar o entendimento, assemelha-se GROSSEIRAMENTE a uma porta, uma barreira. Sem o pênis, uma barreira a menos que participa na proteção para a saúde de todo trato urinário, ou seja: maior vulnerabilidade.
ExcluirOlá parabéns pelo site!
ResponderExcluirSe possível gostaria de uma dica a respeito de tratos após cirurgia uretrostomia. O orificio ficou muito bem formado, no entanto, existe o respingo de urina nas patas. Existe alguma solução/evolução para reduzir este problema? Obrigado pela atenção.
Olá Ricardo, obrigada pelo contato. Desconheço alguma técnica/manejo que consiga auxilia-lo em relação ao respingo nas patas.
ExcluirOlá, Dra...Bom dia...Há 6 meses meu gato fez essa cirurgia a penectomia,e tem tido crises constantes de infecção, disse o veterinário que teria cistite, trato com antibiótico e cetoprofeno, mas está sempre acontecendo...É assim mesmo? Vai ficar crônico? É muito sofrimento...
ResponderExcluirOlá Vera, obrigada pelo contato. Quando atendemos um paciente com infecção em trato urinário, avaliamos uma série de fatores para determinarmos o motivo da infecção (já que o natural é tudo estar em equilíbrio, sem doença). Entre esses fatores está a anatomia. O que quero dizer, é que o "simples' fato da cirurgia ter provocado alteração na anatomia, já é motivo suficiente para a infecção urinária ocorrer. Mas não ocorre com todos os pacientes, há de ser considerado também as caraterísticas do indivíduo.
ResponderExcluirEm segundo lugar, se esse caso está se tornando recorrente, outra situação que precisa ser averiguada é se a infecção realmente termina e recomeça ou se ela melhora e retorna (sem que tenha realmente finalizado). Por isso sugiro sempre o acompanhamento com exames, somente através disso conseguimos saber qual é o microrganismo que está causando a infecção e se ele realmente é sensível ao medicamento que está sendo usado.
Meu cão fez a cirurgia a uma semana e ainda sangra é normal? Qual o tempo para cicatrização?
ResponderExcluirOlá Priscila, agradecemos o contato. Em média, o tempo de cicatrização de cirurgias desse tipo é de 7 a 10 dias. Mas sempre é preciso considerarmos as características individuais de cada paciente, além das ocorrências no trans-cirúrgico e medicamentos utilizados. Ou seja, bastante variável.
ExcluirMuito obrigado por fazer esse post. Estava com medo da pós cirurgia. Me ajudou bastante. Meu gato fez penectomia faz poucos dias e para urinar esta tudo ok. O problema é para fazer cocô, sai sangue. O q pode ser e tem algo para evitar?
ResponderExcluirOlá, obrigada! Obrigada também pelo contato. O sangramento pode estar ocorrendo devido ao esforço defecatório, o qual é uma situação transitória (durante ato defecatório). No entanto, sugiro reavaliação com o cirurgião responsável com objetivo de certificar-se se a situação realmente é momentânea. Quadros crônicos de sangramento, mesmo que mínimos, podem causar outro problemas, como uma anemia.
ExcluirMeu gato fez a penectomia e ficou 15 dias com sonda, porém, nao se sabe como, a sonda se rompeu dentro da uretra e foi necessária a sua remoção em nova cirurgia agora pela bexiga. Acorre agora a estenose do local. Existe algum tipo de alargador ou devo levá lo constantemente ao veterinário para fazer a desobstrução?
ResponderExcluirOlá, obrigada pelo contato! A estenose é vista com uma certa frequência no pós-operatório desse procedimento. Um procedimento denominado "calibragem" pode ser feito na suspeita de estenose pós-operatória. No entanto, só deve ser feito em ambiente clínico/hospitalar por profissional capacitado e antes da estenose já ter se estabelecido. Ou seja: necessita acompanhamento Médico Veterinário.
ResponderExcluirGostaria de saber se nao pode o gato não pode ficar com a sonda para sempre ou se tem algum tipo de anel ou alargador que ele fique. Pois meu gato fez a cirurgia e infelizmente depois de 3 meses o buraquinho dele está fechando e ele não está mais fazendo xixi, estou muito triste. Me ajude
ResponderExcluirOlá Paula, obrigada pelo contato! Particularmente desconheço algum outro instrumento além da sonda que possa promover a patência da uretra, impedindo assim a estenose.Essa é uma complicação cirúrgica conhecida e apesar de ser pós-cirúrgica está intimamente relacionada à cirurgia em questão e aos cuidados pós-operatórios prescritos logo após a cirurgia.
Excluirmeu gato fez em setembro, fechou e precisou fazer novamente em Outubro. Agora ele já está há mais de 40 dias com pontos, isso é normal??
ResponderExcluirBoa tarde Ana, obrigada pelo seu contato. Olha, cada cirurgia segue uma linha de técnica além dos princípios básicos. Eu, particularmente não utilizo a permanência dos pontos por tanto tempo. Mas com certeza ele poderá lhe explicar o motivo.
ExcluirOi boa noite meu gato fez cirurgia de penectomia gostaria de saber quanto tempo leva para ter estenose
ResponderExcluirOlá, obrigada pelo seu contato. Bom, não há tempo determinado para a estenose ocorrer ou não. Infelizmente a medicina não conta com essas certezas.
ExcluirOlá, Dra Thaise!
ResponderExcluirAs perguntas do público e respostas que a senhora deu estão sendo muito esclarecedoras. Infelizmente estamos passando por uma situação triste... Nosso gato de 2 anos e 10 meses está internado, com sonda e tratando uma insuficiência renal aguda. Estamos verificando certa melhora no quadro clínico, mas ansiosos por vê-lo sem a sonda... É o terceiro retorno à clinica em 8 dias e, parece que o diagnóstico foi fechado com mais segurança a partir dos exames realizados e repetidos. Ele ficará mais dois dias, quando será retirada a sonda para verificar se a função renal se normalizará. Estamos ansiosos! A médica informou sobre a possibilidade da penectomia caso tenha nova obstrução. Gostaria de saber mais sobre os cuidados, as indicações e perigos desse procedimento, sabendo se tratar de uma gato jovem e inteiro.
Agradeço muitíssimo a atenção e as orientações!
Abraço, Marilene
Boa tarde Marilene, obrigada pelo seu contato. Vejo a penectomia como uma excelente opção para tratar obstruções uretrais da uretra peniana, independente de seu gato ser jovem, mas infelizmente não trará nenhuma influência direta na doença renal (é preciso ter isso muito claro).
ResponderExcluirLembre-se que se ele tem predisposição à formação de cálculo, eles continuarão se formando, mesmo após a penectomia, a diferença é que a chance de obstrução diminui muito.
A principal complicação pós-operatória da penectomia é a estenose. A estenose é como se fosse a cicatrização do orifício cirurgicamente feito para a eliminação da urina. Cuidados que iniciam desde uma técnica cirúrgica extremamente delicada já interferem no resultado final. E ainda, algumas vezes tudo corre adequadamente ideal e ainda a estenose acontece. Mas ainda assim, vejo a penectomia como um opção pois muitos casos dão certo! Boa sorte!
Muito obrigada pelos esclarecimentos, Dra. Thaise. Nossa preocupação está nisso: a predisposição do problema renal... A veterinária responsável retirou a sonda, mas manteve o soro, e infelizmente ele teve uma recaída: voltou a recusar água, comida e apresentou dificuldade de urinar sem a sonda...está usando a caixa de areia para descansar... não interage conosco... muito triste... Vamos observar e verificar as alternativas de tratamento...
ResponderExcluirMais uma vez, muito obrigada!
Marilene
Oi
ResponderExcluirBoa tarde!
Meu gatinho de apenas 1 ano passará pela penectomia agora as 16 hr... li nos comentários bastante reincidentes do fechamento da uretra e tbm de infecções, meu Deus q tristeza 😥 eu estou acabada junto com meu gatinho...
Olá boa noite tudo bem?foi feito cirurgia de penectomia no meu gato a uns 6 meses, agora começou dar infecção urinária frequente.Sera que vai ser sempre assim ou tem como reverter a situação?
ResponderExcluirBoa noite.
ResponderExcluirMeu gato esta passando por obstruções hj me informaram que após retirar a sonda ela nao urinou e que passaram uma sonda mais grossa nr4 para uma ultima tentativa, pois ja é a terceira obstrução em 15 dias.
Tenho lido muito sobre a cirurgia e vi que existe estudos sobre determinada tecnica ser mais eficiente e com menos riscos que seria a uretrostomia perineal associada à penectomia cranial parcial
Nos demais tecnicas os seguintes problemas foram encontrados em todos os membros do grupo de teste sendo eles
Grupo 1 (uretrostomia peniana cranial) fechamento completo da uretra peniana,
Grupo 2 (uretrostomia peniana caudal) apresentaram intensa retração cicatricial pós-operatória que promoveu exposição peniana permanente.
Grupo 3 (uretrostomia peniana cranio caudal) também desenvolveram exposição peniana permanente, porém em menor grau.
Qual a tecnica utilizada pela senhora ?
Olá Rodrigo, agradecemos seu contato. Particularmente desconheço a indicação de penectomia parcial em casos de obstrução em felinos. Em relação ao local de abertura da uretra (cranial/caudal) vejo que isso só pode ser determinado em tempo cirúrgico, já que o que define o local da abertura é o local que está obstruído.
ExcluirOlá, agradecemos seu contato. a cirurgia de penectomia, apesar de necessária, interfere bastante na anatomia da região, podendo predispor o animal a infecções urinárias com mais frequência. O importante é conseguir determinar o agente causal dessa infecção e a qual fármaco ele é sensível, garantindo assim a resolução por completa do caso. Não evite exames, eles são essenciais e somente eles nos garantem essas informações.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirBoa noite!meu gato fez ontem esse procedimento de retirada do pênis,eu fiquei um pouco preocupada com tanta experiência dos outros tutores. Mais eu queria tirar várias dúvidas, uma delas é, se posso usa roupa cirúrgica pq o cone ele ñ deixa fica se debatendo muito aí tenho medo dele romper os pontos.e outra coisa é ele tá gritando muito quando urina isso pode ser considetado normal dentro do do quadro dele? Tô muito nervosa com tudo que está acontecendo com meu Tom.
ResponderExcluirBoa tarde pessoal. Em então, meu gato fez a penectomia a 1 semana e está minando que é beleza, porém quando chego do trabalho observo que a calda e as patas estão todas molhadas de mijo, aparentemente que escorre. É normal se mijar assim? Ir toda hora na caixinha msm sem vontade? E quanto tempo ele volta ao normal de mijar como antes e não a cada segundo? Obrigado!!
ResponderExcluirOlá, agradecemos seu contato. Isso denomina-se incontinência urinária. Uma das possíveis ocorrência pós-operatórias desse procedimento. Dê uma lida nos outros comentários dessa publicação, já abordamos diversas vezes esse assunto.
ResponderExcluirOlá, meu gato tem 2 anos e 4 meses, quando filhote foi abandonado e devido um trauma na calda,a uretra não desenvolveu, e to cm mais de 2 meses indo pro vet., em menos de 1 mês fez 3 cirurgias e uma delas foi a penectomia, mas a estenose vai levar meu gato pra eutanasia... To arrasada desde quando a vet. Me disse isso, ele é um gato feliz, come bem, corre, brinca, muito esperto, gente me falem, tantos avanços na Medicina, como não tem saída pra um caso assim??? Tô arrasada!
ResponderExcluirOlá! Agradecemos seu contato. Inicialmente, quando se conversa e planeja procedimentos cirúrgicos para a correção de algo, é comum planejarmos algo pensando na resolução definitiva do problema. A penectomia e outras intervenções visaram isso, resolver a estenose. Porém, se nesse quesito "correção definitiva" não há mais possibilidades, deve-se considerar procedimentos paliativos. Obviamente, todos esses procedimentos tem seus risco e benefícios. Consulte um especialista em cirurgia e converse a respeito do caso, possibilidades, riscos e benefícios.
ExcluirBoa noite, meu gato fez a penectomia em junho, e precisou refazer mais 2x pq fechou, tem quase 2 meses e ele ta fazendo xixi, mas tem ido com mais frequencia na caixa de areia e sai em gotas a urina, gostaria de saber se é normal....ele esta fazendo acompanhamento ainda na clinica que fez a cirurgia e a vet disse que é normal....mas gostaria da sua opiniao
ResponderExcluirBoa noite, Thaíse. Meu gato precisou fazer penectomia há 1 ano, de lá para cá fez mais 2 cirurgias para reabrir o canal, pois ocorreu a estenose e o fechamento da saída da urina. A última cirurgia foi há 1 mês e o canal está fechando novamente. O veterinário dele utilizou a técnica de uretrostomia perineal em todas as vezes. Usar a técnica de uretrostomia pré púbica pode reduzir o risco de estenose? Quais os riscos?
ResponderExcluirNa tua experiência deixar o gato sondado até a retirada dos pontos auxilia na diminuição do risco de estenose?
E por último, indica algum cirurgião em Porto Alegre/região para que eu leve meu gato? Os exames dele estão ótimos, sem cristais, bexiga dentro da normalidade, sem cistite, porém devido a estenose ele está urinando com dificuldade. Obrigada desde já!
Meu gato tem 7 anos e fez a penectomia há 10 dias, ainda com pontos. Mas tá fazendo xixi e cocô normalmente. Gostaria de saber se posso usar além do soro outro produto para assepsia do local, pois tenho medo de infecções já que inevitavelmente o local tem contato com o chão e como posso prevenir a esteneose? Posso trabalhar na prevenção para ele não ter problemas futuros?
ResponderExcluir