Sialoadenectomia com Marsupialização de Rânula

   O paciente acometido por sialocele não costuma constituir emergência clínica-cirúrgica. Porém,  quando o desenvolvimento do quadro for agudo, as consequências geradas pelo edema e compressão regional se tornam um problema, além da dor decorrente da resposta inflamatória.  Agrava o quadro, pacientes com patologias concomitantes. Medidas de suporte terapêutico e estabilização devem ser realizadas antes da correção cirúrgica.
   Sialocele/mucocele é o acúmulo de saliva no subcutâneo proveniente da glândula ou ducto salivar danificado. As glândulas mandibulares e sublinguais são as principais acometidas. Mesmo que apenas uma dessas esteja alterada, é indicado a remoção cirúrgica de ambas devido a estreita associação anatômica entre elas. A sialocele sublingual é a rânula. 

   Conforme Harari cita em sua publicação do ano de 2004 (Segredos em Cirurgia de Pequenos Animais) a causa frequentemente permanece obscura, mas pode estar relacionada a traumatismos ou CE. A ocorrência de obstrução de ducto da glândula por sialólito é uma condição incomum, que proporciona a formação de um sacúolo repleto de saliva.

   O paciente em questão apresentou quadro agudo, onde o aumento de volume na região sub-lingual o causou desconforto suficiente para apresentar anorexia, relatada há 3 dias pelo proprietário. Ao exame clínico, o animal já encontrava-se apático, em decúbito lateral, desidratado,  com secreção purulenta em cavidade oral, provavelmente intensificada pela doença periodontal grave também presente. Além da rânula, também apresentava o quadro de dilatação da gândula salivar mandibular.

   Rânula na porção sub-lingual na lateral esquerda
e Doença Periodontal Severa

   Realizou-se internação para coleta de materiais para exames complementares e estabilização com tratamento intensivo, incluindo protocolo de tratamento para sepse.
   A estabilização do paciente envolveu também a colocação de sonda por faringostomia para manutenção da alimentação enteral, a qual, além de manter o paciente nutrido, foi importante para manutenção da perfusão do trato gastrointestinal evitando assim, a translocação bacteriana.

   Somente após 4 dias de acompanhamento é que foi possível submetê-lo a procedimento cirúrgico de remoção do complexo ducto-glândula acometidos com marsupialização oral.

Glândula Mandibular

   Durante o procedimento de sialoadenectomia, 2 sialólitos foram extraídos, explicando assim o curto período de evolução do caso. Após a remoção das glândulas, partiu-se para a marsupialização (oral) da rânula, cujo objetivo foi a drenagem da saliva acumulada impedindo possível evolução com contaminação da secreção por agentes patológicos  e posterior abscesso. A marsupialização evoluiu para contração e rápida cicatrização em segunda intenção.

Marsupialização

Sialólitos

   Destaca-se como principal complicação a recidiva do quadro, devido a não retirada completa da glândula afetada ou recorrência dos cálculos.
   A sonda alimentar foi retirada no mesmo dia da cirurgia. Assim que recuperou-se da anestesia, o paciente mostrou-se apto para alimentação.
   Dez dias após a cirurgia realizou-se a retirada dos pontos. Observe o aspecto final:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenda Palatina Congênita

Penectomia e uretrostomia perineal felina

Colecistectomia & Lama Biliar