Chega de Bafo!

O mau hálito (halitose) não deve ser ignorado e é sinal de que algo está errado!

   A halitose em cães e gatos pode ser o resultado de algumas váriáveis, isoladas ou em combinação. Entre elas o acúmulo de restos alimentares e celulares sobre os dentes, formando uma placa bacteriana, também chamada de biofilme. Se a escovação for um hábito diário, ela proporciona a remoção desse biofilme e não permite a aderência e  calcificação, as quais resultam na formação do cálculo dentário, coloquialmente chamado tártaro.  
   No momento em que se formou o cálculo, a higiene bucal através da escoação não mais promoverá a remoção do conteúdo já formado. Evitará apenas que mais conteúdo se acumule. Por isso, se você não tiver costume de promover a higiene bucal de seu animal,  fica indicado a busca por auxílio para avaliação e provável procedimento de “Profilaxia Dentária”,    que costuma ser anual. Para se ter uma ideia, em apenas 20 dias sem higienização, a cavidade oral passa de saudável à inflamação. 
  A profilaxia dentária deve ser realizada por Médico Veterinário e sob anestesia geral. O procedimento visa impedir o estabelecimento de uma doença na cavidade oral, a Doença Periodontal, que acomete mais de 85 % dos cães e gatos adultos. Ela não tem cura, apenas controle.

   Na Doença Periodontal outras alterações estão presentes na cavidade oral como gengivite, retração gengival, hiperplasia gengival, mobilidade dentária, exposição de furca e muitas vezes, há perda óssea e ausência de dentes. Na escolha do profissional, é importante estar atento aos instrumentos disponíveis. O mínimo necessário para esse procedimneto oral é dispor de instalações cirúrgicas e anestésicas, além do aparelho de ultrassom odontológico. É importante lembrar que a anestesia geral é indispensável para esses procedimentos orais porque se necessita abertura permanente da cavidade oral.

   Como o acúmulo de tártaro também ocorre na porção sub-gengival, esse é um dos motivos pelos quais a remoção de tártaro durante banho ou consulta é inadequada, pois não há possibilidade de realização correta do procedimento. Uma vez em que se remove apenas a porção visível do cálculo de algumas faces dentárias e assim, não visualização dos cálculos, não confere boca saudável. A não remoção do cálculo sub-gengival permitirá a progressão da doença periodontal de forma silenciosa.
   Independente se seu animal for submetido a profilaxia ou ao tratamento da doença periodontal, não está indicado a realização de qualquer um desses procedimentos concomitantes a outras cirurgias. Isso se deve a “anacorese”. Questione seu Médico Veterinário sobre esse e todos outros riscos, ele é o melhor profissional para esclarecer suas dúvidas.

   Tudo isso enfatiza a importância de escolher um equipe adequada para tratar da saúde oral de seu animal! Então, fique atento!

Profilaxia Dentária: antes e depois.

Paciente 1, garu moderado.
Pré Operatório.

Paciente 1: Pós Operatório Imediato.


Paciente 2, grau leve. 
Pré Operatório.

Paciente 2: Pós Operatório Imediato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenda Palatina Congênita

Penectomia e uretrostomia perineal felina

Colecistectomia & Lama Biliar