Vim para vacinar!!!


Hoje me dedico a explicar em palavras escritas, sucintamente, as orientações passadas aos proprietários no momento da vacinação...
   
   E antes de falar no assunto propriamente dito, vamos esclarecer algo muito importante: nem tudo que seu animal recebe via injetável é vacina. Vacina é vacina, as demais soluções injetáveis que seu animal recebe são outros fármacos (medicações).


   Bem, como todos consideram (ou deveriam), vacinação é algo sério. E com a mesma seriedade em que é vista na medicina humana, deve ser na medicina veterinária. Para receber qualquer vacina, seu animal precisa estar saudável, ou seja sem nenhum sinal clínico diferente da rotina de vida dele. Não utilize o momento dedicado a avaliação pré-vacinal, para investigar a causa de uma lesão dérmica presente ou diarréia, por exemplo. Somente animais saudáveis podem receber a vacinação!

   Previamente a qualquer vacinação, um diálogo costuma ocorrer com objetivo de saber o estado geral do paciente. Não omita ou minta, isso prejudica apenas o ser mais inocente da cena: seu animal! 
   Um exame clínico deve ser realizado no paciente para confirmar que o mesmo encontra-se clinicamente sadio para o recebimento da vacina. E devido a essas etapas "pré-vacina", as quais só podem ser realizadas por um médico veterinário, é que é contra-indicada a administração  de vacinas por qualquer outro profissional. Isso é baseado em diversos fatores, mas basicamente, os principais são:

- vacinas éticas são oferecidas apenas aos médicos veterinários 
- somente o médico veterinário é capaz de avaliar a condição física e de saúde de um animal e  determinar se o mesmo está apto a recebê-la ou não
- até a conservação da vacina é importante para sua qualidade e assegurar eficácia

   Outra informação importante é que a vacina é preventiva, não é terapêutica, ou seja: não deve ser feita em animais doentes ou que possam estar no período de incubação.

   Recentemente, o CRMV-RS (Conselho Regional de Medina Veterinária do estado do Rio Grande do Sul) publicou uma nota bastante interessante, vale ler:

Disponível em: http://www.crmvrs.gov.br/jornal/76.pdf

   Lembre-se: o médico veterinário é o único profissional apto a avaliar seu animal! Se na ocasião da vacina não for possível realizá-la, se esforce junto ao médico veterinário por você escolhido, de sua confiança; para contornarem o problema; buscando sempre a saúdo e o bem estar de seu animal!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenda Palatina Congênita

Penectomia e uretrostomia perineal felina

Colecistectomia & Lama Biliar