7 TiPS

Dicas para um adequado resultado cirúrgico
Resultado de imagem para cirurgia

1- Aporte de oxigênio
através de adequada oxigenoterapia durante o procedimento e manutenção da volemia e perfusão sanguínea. Ou seja: paciente precisa estar/ser mantido/ter objetivo de hidratação e precisa ter sangue.
A hipovolemia compromete a irrigação, seja ela por baixo volume, baixa pressão ou falta de componentes sanguíneos.
O déficit sangue repercute em menor número de células local, baixa oxigenação e consequentemente, comprometimento de substâncias essenciais para a cicatrização, como a formação de colágeno.

2- Redução máxima da contaminação 
a troca de instrumentais com a evolução das fases cirúrgicas em contaminada à não contaminada é essencial. Abordar o sítio contaminado o mais protegido ou distante possível da cavidade em questão. Em cirurgias intestinais, remover o conteúdo antes da abordagem.

3- Seja criterioso com a vascularização
Aborde de forma delicada, minimalista. Quando a ligadura de uma região se faz necessária, verifique  o melhor ângulo de abordagem da vascularização, considerando sempre o tecido remanescente.

 4- Minimize a inflamação tendo cuidado com a ferida provocada
Obtenha através de uma aposição de bordos adequada, manipulação cuidadosa dos tecidos, escolha do padrão de sutura e instrumentais de sutura corretos aliados à uma técnica asséptica.

5- Omentalize JÁ
Preserve e uso o omento ao seu favor!
Ele protege, dá suporte ao local operado, veda, leva irrigação e com isso células de cicatrização e ainda consegue segmentar processos infecciosos de maneira inicial.

6- Controle dor e inflamação
O estado de dor e inflamatório não promovem NENHUM benefício ao paciente. Verifique o grau de dor gerada pelo procedimento em questão e os fármacos mais indicados ao tratamento da mesma.

7-Alimente seu paciente
Até para abordagens intestinais hoje se presa pela alimentação de alta digestibilidade e precoce.  Se seu paciente já lhe deu indícios de possível anorexia, aproveito o tempo anestésico para colocar uma sonda de alimentação temporária.

Tudo isso demanda atenção e tempo, o melhor cirurgião não é aquele que opera mais rápido ou por pequenas incisões. 

O melhor cirurgião é aquele que consegue avaliar  seu sítio operatório de forma adequada e realiza o procedimento proposto seguindo a base da cirurgia atraumática [princípios de Halsted], alcançando o objetivo proposto, dentro do menor tempo cirúrgico para isso. 

E... para quem não lembra dos "PRINCÍPIOS DE HALSTED", vale à pena imprimir e pendurar na parede do centro cirúrgico 😆

👉técnica asséptica
👉manipulação delicada dos tecidos
👉preservação da vascularização
👉hemostasia meticulosa
👉eliminação do "espaço morto"
👉aposição tecidual

E ai? Qual é o nível de BOICOTE À HALSTED da sua equipe cirúrgica?? 👀

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenda Palatina Congênita

Penectomia e uretrostomia perineal felina

Colecistectomia & Lama Biliar