Antibioticoterapia dentro dos princípios da cirurgia geral

Esse mês resolvi ler sobre a antibioticoterapia como parte dos princípios da cirurgia geral. Entre as diversas colocações importantes, divido com vocês uma que é in dis pen sá vel  e que por diversas vezes, mesmo conhecida, não é aplicada:

" Os antibióticos não substituem técnica asséptica apropriada, manipulação tecidual meticulosa e atraumática, hemostasia cuidadosa, uso criterioso de suturas, preservação de suprimento sanguíneo, eliminação de espaço morto e aproximação anatômica dos tecidos."

Citações conhecidas por muitos mas EXECUTADA por poucos. Além de citar sobre antibióticos, esse parágrafo ainda ressalta pontos importantíssimos dos princípios BÁSICOS que devem ser seguidos por todos os cirurgiões: meticulosidade, critérios, espaço morto... 

Observe que não é a rapidez em execução nem mesmo o tamanho da sua incisão o mais importante - até porque o principio da cicatrização não é prejudicada pelo comprimento da mesma e sim bordo à bordo. Cirurgiões comprometidos sabem que cirurgia de qualidade é aquela realizada com segurança no menor tempo possível para isso.
Vigie a si mesmo, cobre seus amigos de profissão, porque nosso objetivo é o mesmo:     a qualidade da medicina veterinária oferecida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenda Palatina Congênita

Penectomia e uretrostomia perineal felina

Colecistectomia & Lama Biliar