Sobre Comprometimento


   Hoje vamos falar do valor do seu investimento - e consequentemente, do valor referenciado ao seu Pet. Assunto escolhido frente as diversas mensagens que recebo pedindo por tratamento, condutas etc, sem nenhhuma avaliação do paciente. Certos de que a Medicina Veterinária se constrói sob "receitas de bolo". 
   
Entre outras palavras e desvios, falaremos basicamente sobre ética.

A palavra ética é derivada do grego, 
e significa aquilo que pertence ao caráter.  

   Quando você está se sentindo indisposto e opta em ir a uma farmácia adquirir medicamentos por conta própria ou após uma conversa com o farmacêutico, obviamente você assume a possibilidade de um inve$timento, sem saber se esse fármaco é ideal ao seu caso. Afinal, você conversou com um farmacêutico, não com um médico, certo? Algumas vezes, esse remédio funciona, outras mascara a situação... outras vezes... não funciona. 


   E, quando não funciona, além do investimento de dinheiro (na farmácia) e de tempo (realizou auto-medicação mas continua doente), você precisará investir novamente. 
   Agora em tempo, remédio e médico.
  (seguindo essa analogia) Quando você opta pelo balconista da agropecuária.. é o mesmo que optar pelo farmacêutico.


   Convido todos a refletirmos da classificação, das necessidades e das obrigatoriedades da Medicina Veterinária. Obrigatoriedades minhas (lado médico), obrigatoriedades suas (lado responsável pelo animal).
   Em pensar nas tantas diferenças terapêuticas significativas entre as espécies (cão, gato, boi, ave, cabrito, cavalo .. homem);
  Quando se opta por uma cirurgia em local inadequado (muitas vezes se quer permitido em executar tal), quando todos nós deveríamos zelar por procedimentos cirúrgicos com cirurgião, com anestesista e em ambiente de centro cirúrgico.
  
   Atendimento acessível é um sonho de todos (quando eu digo de todos, é de ambos os lados). No entanto, a parte de "todos" que cabe ao lado do profissional, deveria ser a parte que almeja um com qualidade e com TODAS as obrigatoriedades cumpridas. 

Porque... oferecer um serviço sem as ideais condições... qual seria a vantagem disso?

    O resultado real não é de benefício e sim de dano à saúde do seu Pet, danos esses que muito provavelmente não aparecem agora, de imediato. Mas lá na fase adulta geriátrica. Muitas vezes danos incuráveis...


   E então a pergunta que fica.. qual é o seu comprometimento
  De qualquer lado, meu ou seu, penso que o comprometimento deveria ser com  a saúde acompanhada da qualidade de vida.  
E veja, eu disse SAÚDE. Uma palavra, que engloba tudo isso. 


Quão triste (e desesperador) é ver a falta desse todo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenda Palatina Congênita

Penectomia e uretrostomia perineal felina

Colecistectomia & Lama Biliar